CELCA, 100 anos do Centro Espírita Luz Caridade e Amor de Igarapava

Sr. Azarias Arantes exercia a profissão de Coletor de Impostos, e em 1910 fica doente com um problema degenerativo na coluna, nenhum recurso da medicina na época foi capaz de ajudar ou achar uma cura.
Como Eurípedes Barsanulfo era muito comentado na região, Sr. Azarias escreve uma carta e obtém a resposta, um convite para passar por um tratamento em Sacramento, onde ficou por lá durante 6 meses, sendo tratado pelos remédios manipulados de Eurípedes e receitados pelo espírito de Dr. Bezerra de Menezes.
Neste mesmo período Sr. Aristides Nery, estava com seu pai também internado e ao conhecer o Sr. Azarias, foi convidado para ser escrivão na coletoria, inicia neste período não apenas um trabalho, mas uma grande amizade.
Passados os 6 meses Sr. Azarias, continua a trocar correspondências com Sr. Eurípedes Barsanulfo, pedindo ainda remédios e ajuda não somente pra ele mas para aqueles necessitados de medicação que o procurava. O convívio e a amizade com Aristides na coletoria só cresciam.
Quando Eurípedes deu alta para o Sr. Azarias, Eurípedes disse:
“- Leva uma muda desta roseira e planta em Igarapava.”
Não se sabe ao certo se existiu a rosa ou se e apenas uma simbologia de linguagem, mas de qualquer forma entende-se como o plantio e germinação do espiritismo em Igarapava.
Em 10 de maio de 1918, na própria coletoria onde Sr. Aristides pega um lápis e papel e recebe um a mensagem de St. Agostinho e na mensagem:
“- Fica fundado em Igarapava no dia 10 de maio de 1918 o Centro Espírita Luz Caridade e Amor”
O Sr. Azarias utilizando de seus próprios recursos, construiu no seu terreno o alicerce do primeiro Centro de Igarapava e logo após a primeira escolinha espirita, mais conhecida como escolinha da D. Iaiá.

Deixe um comentário