A PRESENÇA DE DEUS

“Deus está presente quando eu canto, Deus está presente quando eu choro…” ¹

Um dos atributos de nosso Pai é a onipresença, ou seja, Ele está presente em tudo, em todos os lugares, em todas as circunstâncias e, também, no íntimo de cada um de nós.

Tão só por este atributo divino deveríamos darmo-nos por consolados, pois jamais estamos desamparados e nunca podemos nos dizer órfãos d’Aquele que nos criou, que nos concedeu Vida, que nos fez por fruto do próprio Amor eterno.

Inda assim, na pequenez de nossa concepção, poucas não foram (e são) as vezes em que bradamos contra nosso Criador, sentindo-nos por Ele abandonados nos percalços de nossa caminhada.

Mas, talvez hoje, um tanto mais esclarecidos enquanto Espíritos imortais, reconhecemos que os momentos de abandono não ocorreram por iniciativa do Pai que é todo Justiça. O abandono se deu porque d’Ele nos distanciamos; da Sua Lei Divina descumprimos o ditame maior; da Sua Graça, nos repelimos, pois que descuidamos do amor ao próximo e do amor a Ele.

E então, nesses momentos em que nos insulamos na treva de nós mesmos, a Luz eterna foi por nós abafada, tornando-se opaca em nosso coração. Acreditando que O Pai nos deixava, não entendemos que fomos nós quem O deixamos…

Contudo, a misericórdia de nosso bom Deus não cessa jamais. Ele nunca fecha as portas ao filho que volta para pedir-lhe o pão. E, a todo aquele que sinceramente almeja, as alegrias do aconchego paterno estão reservadas.

Para isso não precisamos resolver os grandes problemas teóricos que conturbam a humanidade em desvario; não precisamos saltar os degraus necessários à evolução… Para tornarmo-nos, novamente, acolhidos no Reino de Deus – de onde um dia saímos -, basta seguirmos as lições do Irmão mais velho, O Governador de nosso planeta, a quem o mundo também desdenhou e alvejou numa cruz infamante: JESUS, O Cristo e Senhor Nosso.

Os que já compreendem, assim, a responsabilidade individual na conduta do passo de cada dia, não mais se revoltam, não mais se indignam, não mais se acovardam ou acomodam. Veem, com “olhos de ver”, que “Deus é Amor” e, assim sendo, entendem que Ele sempre nos dará da Sua eterna e, compadecida, PRESENÇA.

“Glória a Deus!”


¹ Música “Presença”, interpretada pela dupla César Menotti & Fabiano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jy4thH0AXIM

Deixe um comentário