A VOZ

Um homem caminhava solitário pelas sombrias estradas do destino – cujo cenário lembra-nos os pântanos abertos – quando, de súbito, sentiu uma serena e suave brisa circundá-lo e dissipar as nuvens escuras que estavam a povoar seus pensamentos.

Meio que entorpecido, sem entender o que lhe ocorrera, absorveu renovado ânimo para a caminhada. Olhou ao redor e não viu nada além da vegetação ressequida e um imenso horizonte a percorrer.

Indagou, então, a si mesmo:

 – Que me ocorrera?

Como a responder-lhe a incisiva pergunta, ouviu intimamente uma voz:

– Acautela-te de pensamentos viciosos e altere a rota do ânimo para a elevação de teu espírito, se queres livrar-te da pesada cruz que não te será fácil suportar.

Ainda surpreso, redarguiu em pensamento:

– Sou pobre homem esquecido por Deus; miserável em minha solidão. Apartado de meus entes queridos, vejo-me abandonado. Por isso, vivo só a caminhar pelas estradas sem fim.

Novamente, a voz:

– Não blasfemes ao Criador pela falta causada por ti mesmo! Vives o fruto do orgulho e egoísmo próprios. Exige afeto e misericórdia divina quando, tu mesmo, não se afeiçoas e compadeces de ninguém. Roga amparo na caminhada, quando não estendes mão amiga aos que lhe pedem socorro. Clama a Deus, quando, enfim, não te mostras corajoso para enfrentar a caminhada que te levarás até Ele.

Diante das duras, porém verdadeiras palavras, o homem, já desnudo em sua alma dilacerada, suspirou:

– Que faço, então, para alcançar o caminho renovador?

A íntima voz, esperançosa por entrever a ascensão da alma confessa, encorajou, por derradeiro:

– Abandones de imediato o caminho a esmo e endireite os teus passos na seara do bem. Inicies a viagem de reforma íntima enxotando as misérias da tua alma para outros túmulos. Faça-te abnegado ao próximo e renuncies a matéria fútil que nada te agregará no Plano Maior. Então, verás que um coro de vozes te encorajará na caminhada e jamais se verás solitário, porque a tua própria luz estará a brilhar.

Assim, convicto da nova empreitada, o homem seguiu rumo à jornada anunciada…

——-

Deixe um comentário