DE ÂNIMO FORTE

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”¹ Jesus

A afirmativa de Jesus merece ponderada reflexão de todos nós…

Diz-nos o Mestre – e colocamos no tempo presente pois suas palavras são Eternas – que no mundo teremos aflições e, a nosso ver, desnecessárias quaisquer revelações neste sentido, pois ao nosso redor brotam os problemas que esperam soluções, sejam eles por nós provocados ou não. De toda forma, a dor e a tribulação são um fato constatado no nosso caminho.

Como vencê-las, então? Ouçamos, primeiro, o que o próprio Nazareno asseverou no versículo transcrito por João: “…em mim tenhais paz…”.

Não nos pode passar despercebido a fonte da paz que procuramos. Sim, se temos aflições que não se negam, também temos a luz que esperamos, muito embora, ao longo dos tempos, estamos a colocar essa luz, essa candeia, debaixo do ‘alqueire’.

A paz está no exemplo que devemos seguir; exemplo vivenciado por Jesus. Se almejamos menos tormentas e tempestades minguadas, carecemos de ouvir e praticar melhor as exortações do Amigo Divino. “Em mim tenhais paz”…, isto é, fazendo como “Eu fiz”, na dedicação ao próximo e na transformação contínua para o Bem, estaremos semeando aquilo que fatalmente colheremos.

Ninguém pode colher aquilo que não plantou e, ninguém colhe uvas dos espinheiros…

Contudo, seguir Jesus requer uma virtude inquebrantável: BOM ÂNIMO! Coragem, perseverança, disciplina positiva no caminho de ascensão, pois os obstáculos são os testes necessários – deste mundo – ao nosso aperfeiçoamento.

Mas, se a isso nos dispusermos, o arremate é a consagração: “Eu venci o mundo”. E todos também o venceremos, em suas ilusões passageiras, em suas divisões momentâneas, em seus fanatismos cegos, em suas decepções materialistas, em suas filosofias de egolatria…

Sigamos, pois, a Jesus, na simplicidade da vida comum e no desejo sincero de vencermos, pois Ele é, como sabemos, “o Caminho, a Verdade, e a Vida”… por todo o sempre.
_______
¹ João 16:33

Deixe um comentário