ESTUDO E ‘TRABALHO’

Na singela existência que cada um de nós presenciamos, há irmãos dedicados ao estudo e à formação do intelecto, investindo precioso tempo na consecução do aprendizado e na graduação do pensamento, em teoria e verbo; decisão, aliás, muito justa e salutar, considerando a necessidade que temos de tomar nota acerca das inúmeras vertentes da ciência.

De se ponderar, contudo, que o aprendizado teórico, ou seja, o conhecimento intelectual, deve vir, necessariamente, seguido da exposição prática, da vivência diária, sob pena de ofuscar-se a finalidade do ensino, tal como ofusca-se o brilho do metal precioso com a poeira que o envolve.

Queremos dizer, em simples palavras, que todo aprendizado deve ser refletido no trabalho duro do polimento de nós mesmos. Em sentido crístico, aliás, o fundo da mensagem toma maior gravidade, eis que somos convidados a vivenciar aquilo que absorvemos em teoria. Não por menos o próprio Espírito Verdade, em triunfante convite aos espíritas cristãos, pontuou: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”.

Notemos que, aqui, a prática do Amor vem em primeiro plano, considerando esse Sublime Condutor da Verdade que devemos, antes mesmo de buscar a instrução, praticar a Lei Divina que nos aproxima uns dos outros, em resumo daquilo que o próprio Cristo asseverou: “…amai-vos uns aos outros”.

Mas, não esquecendo que a formação intelectual é um dos degraus do aprendizado para o Espírito progressista, cumpre ressaltar que jamais poderemos relegar a essência do bem e da caridade como forma primordial de nossa transformação. Estudar e instruir é preciso; ser fraterno e solidário é essencial. Com isso, o próprio Codificador da Doutrina do Amor encerrou: “Fora da Caridade não há salvação”.

Nessa junção de ensinamentos saibamos buscar, com equilíbrio e harmonia, a elevação de nossa alma, aspirando o conhecimento teórico que oportuniza o esclarecimento de nossas mentes aturdidas, sem olvidarmos, porém, que a mente intelectualizada carece das mãos a serviço do amor, para que o Espírito seja alçado, sobretudo, à regeneração que tanto almeja.

Dessa forma, estudemos; mais que isso, trabalhemos.

——-

Deixe um comentário