PALAVRA E INTENSIDADE

O dedicado Espírito Inácio Ferreira, conceituado médico psiquiatra que coordenou e dirigiu por 55 (cinquenta e cinco) anos o Sanatório Espírita de Uberaba ¹, mantém uma linguagem muito peculiar no enredo esclarecedor ao seu público leitor.

Acerca da palavra e seus efeitos, assevera: “Ninguém sabe dos efeitos de uma única palavra negativa pronunciada por seus lábios, que, ao ecoar ao derredor de si, produz lamentável efeito multiplicador, suscitando pensamentos mórbidos em quem a registra e que, por sua vez, verbalizados, repetem a mesma operação alhures, ganhando em intensidade e extensão.” ² (Grifamos)

Sem quaisquer rodeios, pois, o abnegado Espírito Inácio deixa claro sobre os efeitos da palavra, primeiramente sobre aquele que a pronuncia e, depois, como corolário magnético extensivo ao próximo. Marcas constrangedoras são geradas dessa forma, por infelicidade nossa quando da verbalização que não recebeu o verniz da cautela e da prudência.

Ferimos, maltratamos, humilhamos… e os efeitos da ‘não-vigilância’ podem comprometer relacionamentos duradouros, exigindo anos a fio de nossa dedicação para a reparação. E, se a palavra verbalizada ecoa o sentimento próprio que brota do coração, imaginemos os resultados que se dão com a palavra escrita, grafada no atemporal e expressada no timbre do sentimento infeliz.

Quais são as impressões que deixamos na mente (ou melhor, no Espírito) daqueles que leem as palavras que escrevemos? Temos nos expressado em atenção à máxima de que “não devemos fazer ao próximo senão aquilo que gostaríamos nos fosse feito?” Otimizamos as sensações alheias para o Alto ou as colocamos um peso ferino que as rebaixa?

Tudo isso merece reflexão apurada daquele que almeja a melhora gradativa rumo à transformação moral. É preciso consciência acerca das consequências! É mister saber que se há efeito gerado, há causa precedente. Enfim, é sobremaneira imprescindível, ante a proposição apontada, que se não formos capazes de falar ou escrever algo edificante, melhor nos silenciemos, buscando futura oportunidade de expressão sublime.

_______

[1] https://www.sanatorioespiritauberaba.org/

² BACELLI, Carlos A. – ‘Dr. Inácio Ferreira Convida… Você a Pensar!’, pelo Espírito Inácio Ferreira.

Deixe um comentário