PERSEVERANÇA

“Sem perseverança no bem, não há caminho para a felicidade.” Espírito Emmanuel

Valendo-nos de um trocadilho para a expressão destacada – PERSEVERANÇA – veremos que a mesma consiste numa aglutinação de duas palavras, quais sejam, “persistir” e “esperança”, resultando na conjunção maior para que o intérprete compreenda o sentido real do chamamento.

Então, se o “persistir” significa a demonstração de constância, insistência, e a “esperança” se traduz na confiança de que algo há de se realizar positivamente, a “perseverança” adota um tom agudo, desaguando na capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades que são tão comuns na vida diária de todos nós.

Somente os que perseverarem no bem, encontrarão o caminho para a felicidade – diz-nos, Emmanuel¹…

Nesta assertiva encontramos o antídoto para o desânimo e o incentivo para trilharmos em retidão os degraus da ascensão. Ainda que dores e flagelos ameacem-nos a senda, sabemos bem que Deus está em vigília infatigável, e o Cristo, através de suas falanges imortais, não desampara aqueles que se dedicam à tarefa da superação.

Nas provas e expiações a que estamos sujeitos, a perseverança apresenta-se como firme resolução para o discípulo que não quer retroceder aos cenários obscuros da treva. As felicidades transitórias, as veleidades do mundo, os gozos fúteis que não sustentam o ânimo e a paz espiritual, são para ele um quadro dantesco que não deseja mais partilhar.

Porém, sendo sabido que a ignorância e a maldade não aceitam com facilidade a transformação e a elevação do viajor ao caminho do bem, espinhos e feridas serão fatalmente provocadas durante a busca pela libertação até o cume da vitória. Mas, também sabemos: “Vencedor é o que vence a si próprio.”

Por isso, com feliz assertiva, o sábio Espírito Emmanuel convoca-nos ao alistamento do Bem perseverante, para que não nos façamos desertores entre os “trabalhadores da última hora”: “Não te canses de fazer o bem. Quem hoje te não compreende a boa vontade, amanhã te louvará o devotamento e o esforço. Jamais te desesperes, e auxilia sempre. A perseverança é a base da vitória.”²

Persistir e Esperançar (com ação positiva); eis, pois, a fórmula infalível para PERSEVERAR!


¹ XAVIER, Francisco – Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel, Cap.176, “Necessidade do Bem”;
² XAVIER, Francisco – Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel, Cap.124, “Não te Canses”.

Deixe um comentário