QUE MUNDO MARAVILHOSO!

Certa feita perguntaram a Louis Armstrong, reconhecido mundialmente pela canção What A Wonderful World (Que Mundo Maravilhoso), como poderia ele cantar sobre a beleza de um mundo que, em verdade, não existia. Acaso não se dava conta de que o mundo estava cheio de guerras, de sofrimentos, de pessoas famélicas, e de dores excruciantes? Ou, para ele, seria essa a beleza do mundo que se deveria cantar?

Mas o, já senil e experiente Louis, respondeu: ‘- Me parece que o mundo não é tão ruim, mas o que estamos fazendo para ele, sim. E tudo que estou dizendo, é ver que mundo maravilhoso seria se apenas lhe déssemos uma chance. Amar… Esse o segredo. Sim. Se muitos mais de nós amássemos uns aos outros, nós resolveríamos muitos problemas. E então este mundo seria ‘ótimo’.¹

Na reflexão acerca desses ensinamentos sublimes, ouvindo ao fundo a belíssima e eternizada canção que louva a grandeza da Criação neste mundo maravilhoso, reconheço, de fato, que o mundo é belo, exceto o mal que o homem, portador do livre arbítrio relativo, é capaz de irradiar em contraste dantesco.

Somos nós, aqueles que vivemos no ápice dos reinos, os responsáveis pelos grandes males agonizantes e que fazem parecer que o mundo não é bom. Armstrong faz-nos rever pontos de vista e reavaliar julgamentos; somos nós, então, os humanos, a causa e o efeito de toda essa desarmonia gerada na Natureza.

Mas nem sempre fora assim; e nem para sempre será. A fraternidade invocada na canção há muito é propagada e vivida por inúmeros daqueles que vão de encontro ao erro e, com seus exemplos, mostram-nos o despertar de consciência para um novo caminho.

Essa a meta: um novo caminho [repetimos]; onde o bem pode reinar; onde o mal não será, senão, um resquício de lembrança; onde os irmãos possam viver em união; onde a palavra vivenciada pelo meigo Jhasua de Nazaré será, em verdade, cultivada nos corações de cada um.

Enquanto isso, cantemos, pois mesmo no martírio das dores, podemos enlevar a alma em canto: ‘…que mundo maravilhoso!’

——-

¹ https://www.youtube.com/watch?v=D67lR7Qy_wk

Deixe um comentário