RARIDADE

“Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair”.

O trecho acima destacado faz parte da bela canção de autoria de Anderson Freire e, de tal forma comungamos com as suas palavras, em sintonia com os ensinos da Doutrina Espírita, que compartilhamos o pensamento de nossa ‘Raridade’, nossa condição única no mundo, em toda a Natureza…

É que nos processos infelizes que brotam naturalmente em nossos caminhos, como ‘perdas’, decepções, aflições repentinas…, raras vezes conseguimos elevar o pensamento para valores pessoais, o nosso valor real em Deus; e, por isso, quase nos entregamos, quase desistimos; e só não o fazemos de concreto, porque o ‘homem’ não foi feito para a morte e, sim, para a Vida – que resplandece em tudo.

Surge, oportunamente, o chamado: ‘fomos criados para sermos felizes’ e, mais ainda, para que essa felicidade seja contemplada hoje, no momento que é, para a criatura, um presente. Não como ditadura que impeça os momentos de reflexão sobre a amargura, a tristeza, a angústia… não!

Mas dizemos da felicidade de alma; daquele estado espiritual que, mesmo perpassando por momentos desditosos, sabe o ‘homem’ que além deles – esses momentos de aprendizado -, haverá algo de bom que contemplará as lutas, glorificando a jornada. E, assim, apesar de tudo, continua a lutar…

Então, sejamos fortes; sejamos corajosos; sejamos firmes nos propósitos da vida. Erremos menos; acertemos mais. Enxuguemos lágrimas, abramos os nossos sorrisos. Distribuamos abraços sinceros, calorosos. Amemos infinitamente, ainda que aparentemente ninguém nos demonstre a reciprocidade do amor.

Ademais, a verdadeira felicidade – é bom lembrar o ensino da filosofia espiritualista – ‘não é deste mundo’. Por aqui caminhamos e, aqui, semeamos. Aqui construímos… e isso exige consciência desperta, porque o meigo Nazareno, nosso Consolador eterno, acalentou-nos o Espírito para os dias de treva: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

É por isso que renovamos o Espírito n’Ele, e ainda que todos os dias venhamos a ‘cair’, todos os dias haveremos de nos levantar, pois já sabemos que, como Ele, para Deus, somos preciosos; somos, enfim, ‘Raridade’.

Deixe um comentário